HOME >> IMPRENSA >> Vinum Brasilis, a feira onde brilha o vinho nacional! (Gazeta - Vinhos e Mais Vinhos - Luiz Cola)

Vinum Brasilis, a feira onde brilha o vinho nacional! (Gazeta - Vinhos e Mais Vinhos - Luiz Cola)

15/08/2015

Compartilhe:

 

 

 

 8ª edição da Vinum Brasilis, feira de vinhos brasileiros realizada em Brasília, demonstrou mais uma vez o elevado grau de desenvolvimento e amadurecimento da produção de vinhos no país. Se por um lado o caminho de nossos espumantes já está bem traçado e eles são reconhecidos e admirados por sua elevada qualidade dentro e fora do Brasil, os nossos vinhos tintos e brancos ainda seguem na busca dessa mesma afirmação perante os consumidores.

Alguns dos melhores espumantes do evento: Cave Geisse, Máximo Boschi, Aurora e Aracuri

Depois de acompanhar bem de perto a evolução dos vinhos brasileiros ao longo dos últimos 15 anos, fico feliz em voltar a cada ano na Vinum Brasilis e ver a contínua maturidade de nossas principais vinícolas, capazes de elaborar excelentes espumantes, alguns tintos bem interessantes (especialmente com as castas Merlot e Pinot Noir) e brancos cada vez mais agradáveis.

Antônio Dias Pinot Noir 2013, um dos melhores tintos degustados nesta edição da Vinum Brasilis
Pizzato DNA 99 Merlot 2011, trilhando o mesmo sucesso obtido nas safras 2005 e 2008

Essa feira ainda proporciona uma atração (e muitas surpresas) à parte: um stand coordenado por um apaixonado enófilo que reúne vinhos de pequenos produtores artesanais de quase todos os cantos do Brasil. O stand do Eugênio Oliveira (Decantando Vida) é um show de inovação e coragem, trazendo amostras de um cenário vitivinícola completamente distinto daquele que um simples consumidor de vinhos poderia imaginar.

Sui Generis Brasilis Peverella 2014, uma das mais refinadas alquimias de Eduardo Zenker

Nesse ano não foi diferente e dois ícones desse universo “paralelo” da viticultura nacional estiveram presentes no stand: o irrequieto enólogo Eduardo Zenker, capaz de produzir vinhos realmente fora do “lugar-comum”, e Vilmar Bettú, um pioneiro na elaboração de vinhos artesanais de “garagem” no Brasil.

O inconfundível e criativo rótulo em foram de folha de uva dos vinhos de Vilmar Bettú (Nebbiolo 2006)

Depois de provar inúmeras taças de ótimos vinhos produzidos em nosso território, só me resta esperar pela próxima edição do evento e ver quais as novidades e avanços que nossa produção vinícola irá nos trazer na 9ª edição da Vinum Brasilis. Até lá!

 

Site Oficial: http://blogs.gazetaonline.com.br/vinhosemaisvinhos/2015/08/vinum-brasilis-a-feira-onde-brilha-o-vinho-nacional.html

separa

Fale com a Aracuri

Aracuri Vinhos Finos / Sede Administrativa

Rua Soledade, 88 | Sala B Térreo | Bairro Santa Terezinha | Vacaria | RS | CEP 95201-012
+55 (54) 3908.5800 | (54) 99993.1990 | aracuri@aracuri.com.br

top instagram email