HOME >> IMPRENSA >> Brasil – Regiões de Altitude (World Wine Tour)

Brasil – Regiões de Altitude (World Wine Tour)

12/08/2015

Compartilhe:

 

 

As regiões vinícolas mais altas do Brasil estão localizadas no estado de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

 

Planalto Catarinense

Localizada em Santa Catarina, é a zona produtiva mais alta do país, altitudes variam de 900 a 1400 metros. Por conta disso, há o risco de geadas e dificuldade de maturação das uvas. A parreira acaba brotando mais tarde e por isso as uvas são colhidas mais tarde.

Planalto Catarinense                        Fonte: ABS-SP

Aposte em*: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir.

*O “Aposte em” destaca as uvas que melhor se adaptam ao clima e solo de cada região e portanto, normalmente possuem o melhor desempenho, mas saiba que a escolha do produtor do vinho influencia totalmente a qualidade final do produto. Além disso, podem existir nessas regiões vinhos de outras uvas também de ótima qualidade.

Sempre que encontrar em um rótulo ou carta de vinho:  “São Joaquim”, “Caçador”, “Campos Novos” ou “Serra de Santa Catarina”, significa que as uvas foram cultivadas nessa região.

Exemplos de vinhos: 

vinhos-planalto-catarinense
(1) Pericó Plume Chardonnay $$, (2) Pericó Basaltino Pinot Noir $$, (3) Pericó Vigneto Sauvignon Blanc $$.

Legenda:           $ – Até 50 reais          $$ – De 50 a 100 reais          $$$ – Mais de 100 reais

 

 

Curiosidades

  • O primeiro vinho do gelo ou icewine do Brasil vem da Vinícola Pericó, situada no Planalto Catarinense. São utilizadas 5,5 kg de uva Cabernet Sauvignon colhidas maduras e naturalmente congeladas nos vinhedos, para produzir 1 litro de vinho do gelo. Normalmente, para vinhos no geral, essa relação é de 1,5Kg de uva para 1 litro de vinho.

Fonte: www.vinicolaperico.com.br

 

Campos de Cima da Serra

Pouco conhecida, fica na fronteira com Santa Catarina e é a região vinícola mais alta do Rio Grande do Sul, altitudes variam de 850 a 1100 metros.

camposdecima
Vinhedos em Campos de Cima da Serra                           Fonte: http://vinhosopra.com.br

Aposte em: Pinot Noir e Chardonnay.

Reparou que essas duas  regiões  ficam próximas e que as duas regiões são de altitude? Pois é, isso explica o porquê das variedades de uva como Pinot Noir e Chardonnay se adaptarem melhor nessas regiões.

Exemplo de vinhos:

vinhos-campos-cima-serra
(1) Aracuri Chardonnay $, (2) RAR Collezione Pinot Noir $$

 

 

Curiosidades

  • A aliança da Miolo com o empresário Raul Anselmo Randon resultou na produção do RAR, vinho que é um corte especial de uvas cultivadas na região de Campos de Cima da Serra.
  • vinícola Aracuri, localizada em Muitos Capões, recebeu este nome em uma referência à reserva ecológica que fica no município, que tem o objetivo de preservar o papagaio charão.

Site Oficial: http://worldwinetour.net/2015/08/brasil-regioes-de-altitude/

separa

Fale com a Aracuri

Aracuri Vinhos Finos / Sede Administrativa

Rua Soledade, 88 | Sala B Térreo | Bairro Santa Terezinha | Vacaria | RS | CEP 95201-012
+55 (54) 3908.5800 | (54) 99993.1990 | aracuri@aracuri.com.br

top instagram email