HOME >> IMPRENSA >> Palestra Vinhos do Brasil (Loucos por Vinho)

Palestra Vinhos do Brasil (Loucos por Vinho)

30/03/2015

Compartilhe:

 

 

Ontem participei no Emporio Delitalia em Fortaleza da palestra da Silvia Mascella Rosa, jornalista e Sommeliere, atua há mais de 10 anos especialista nos rótulos brasileiros, consultora do SENAC e IBRAVIN, a palestra foi promovida pela ABS – Associação Brasileira de Sommeliers.

Ela contou sobre a história do vinho no Brasil, sobre as dificuldades que enfrentamos na produção de vinho nacional, a economia inconstante, ditadura, impostos, enfim, vários fatores que contribuíram com NÃO crescimento da produção do vinho no Brasil, a história do vinho brasileiro é relativamente nova, e por isso, o mercado ainda tem preconceito com vinho brasileiro, o que é uma ignorância, pois temos terroir sim, temos tecnologia e gente preparada para produzir vinhos de excelência e com nossa identidade.
Também foi discutido sobre o despreparo de alguns comerciantes, empresários que não oferecem vinho brasileiro, ou oferecem de forma errada. Precisamos conhecer mais sobre nossa produção de vinhos, reconhece-los e disseminá-lo, pois não faz sentido ir há um restaurante brasileiro e não ter vinho brasileiro. Você já pensou chegar em Portugal e no bar ou restaurante não ter um vinho Português?
A diversidade climática típica de um país continental e a criatividade do brasileiro, conhecido pela capacidade de reinventar tudo, levaram o país a alcançar uma vitivinicultura completamente original.
Hoje, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 83,7 mil hectares, divididos principalmente entre seis regiões. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de 2 hectares por família). O país se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no globo.
Os rótulos feitos aqui são alegres, jovens, autênticos, antenados e focados nas pessoas que procuram uma vida mais feliz e são atentas a novas experiências. É por isso que os vinhos brasileiros têm a cara do Brasil.(Fonte:site da Ibravin).
Então, faço o convite. Vamos colocar o Brasil na taça? Olha só os brasileiros degustados no evento:

1-Guatambu Espumante Rose (Gewuztraminer e Pinot Noir)
2-Aracuri Sauvignon Blanc 2013
3-Aurora Chardonnay 2014
4-Sanjo Carbenet Sauvingnon 2007
5-Perini Quatro 2009 (safras especiais)
6-Garibaldi Moscatel
7-Casa Valduga Rose

 

Site Oficial: http://loucosporvinho.com/?p=187

 
separa

Fale com a Aracuri

Aracuri Vinhos Finos / Sede Administrativa

Rua Soledade, 88 | Sala B Térreo | Bairro Santa Terezinha | Vacaria | RS | CEP 95201-012
+55 (54) 3908.5800 | (54) 99993.1990 | aracuri@aracuri.com.br

top instagram email