HOME >> IMPRENSA >> Pinot Noir 2014 – Aracuri – A expressão de Campos de Cima da Serra (Além do Vinho)

Pinot Noir 2014 – Aracuri – A expressão de Campos de Cima da Serra (Além do Vinho)

02/11/2014

Compartilhe:

 

 

 

Aracuri, jovem vinícola localizada em Vacaria, Rio Grande do Sul, Brasil. Cidade polo da região de Campos de Cima da Serra. Um planalto com mais de 900 metros de altitude. Terroir recente para vinhos brancos, espumantes e tintos de médio corpo.

Este Pinot Noir que veremos abaixo foi elaborado sob a competente supervisão da enóloga Paula Guerra Schenato. Ela nos alcança um Pinot Noir jovem e refrescante.

 

A Pinot Noir, nascida, crescida e melhorada na Borgonha, mais especificamente, Côte D’Or. Lá alcança sua plenitude, e digo que em quantidade e qualidade, só lá.

Assim nada de comparar este, elaborado com vinhedos jovens, num terroir novíssimo com os afamados e caros borgonhas.

A Pinot Noir, além de entrar no corte tradicional dos champagnes e espumantes com a Chardonnay é, também, uma uva bastante manhosa e de difícil cultivo. Não gosta nem de muito calor nem frio, nem de muito sol nem pouco e é extremamente sensível as doenças vindas da umidade com o calor. Sua casca fina, seus bagos e cachos pequenos quando pegam umidade noturna molham por dentro e aí se sair o sol forte é problema.

Digo porque é uma uva desafiadora que requer cuidados. Como estes vinhedos que nos trazem o vinho.

O terroir é, como disse acima, um planalto com altura considerável. Muito frio no inverno, uma das regiões mais frias do Brasil. No verão frio a noite e insolação firme e constante de dia. Bom para as brancas Sauvignon Blanc e a Chardonnay, confirmando que onde tem etas uvas brancas com qualidade temos a Pinot Noir.

O vinho. Este venho namorando desde o tanque de fermentação e guarda. Recém engarrafado. Esta e a garrafa de número 04.

005

Um Pinot Noir bem mais herbáceo e nervoso que os conhecidos e frutados Pinot andinos e brasileiros. De um vermelho mais escuro que o normal, nariz confirmando o herbáceo, aromas mais fechados algo puxado para grama molhada. Na boca acidez um pouco alta para os conhecidos Pinot Noir, creio que o tempo de garrafa irá arredondá-la. Aliás estas características nos remetem a um vinho com bom potencial de guarda. Na boca mantém a acidez e firmeza. Belo vinho para enfrentar pratos mais encorpados que os normais para um Pinot Noir.

Sua acidez auxilia na limpeza das papilas gustativas durante uma refeição. O que a cada gole nos prepara para recebermos as sensações que a gastronomia escolhida nos traz.

Um belo exemplar do trabalho elaborado por esta vinícola que respeita, a fundo, a expressão do terroir escolhido para seus vinhedos.

Site oficial: http://alemdovinho.com/2014/11/02/pinot-noir-2014-aracuri-a-expressao-de-campos-de-cima-da-serra/

 

 

separa

Fale com a Aracuri

Aracuri Vinhos Finos / Sede Administrativa

Rua Soledade, 88 | Sala B Térreo | Bairro Santa Terezinha | Vacaria | RS | CEP 95201-012
+55 (54) 3908.5800 | (54) 99993.1990 | aracuri@aracuri.com.br

top instagram email